sexta-feira, 16 de junho de 2017

DESPACHO.
Recebi esse texto postado pelas Benedita Silva, do meu amigo e escritor Tom Farias

Olha que interessante! Nunca tinha lido nada assim....

Sobre o DESPACHO:

"De acordo com um professor e historiador da UnB, as oferendas deixadas nas encruzilhadas eram uma forma de os negros alimentarem seus irmãos escravos que fugiam da violência, dos mal tratos e dos feitores.

Os pretos escolhiam lugares estratégicos por onde escravos fugitivos passariam e colocavam comida pesada - carne, frango e farofa - porque sabiam da fome e dos vários dias sem comer desses indivíduos; deixavam também uma boa cachaça pra aliviar as dores do corpo e dar-lhes algum prazer na luta cotidiana. As velas eram postas em volta dos alimentos para que animais não se aproximassem e consumissem o que estava reservado para o irmão em fuga.

Aí surgiu o que todos conhecem como "macumba nas encruzilhadas". O rito permanece até os dias atuais, sendo realizado pelas religiões afro como forma de agradecimento e pedidos aos seus ancestrais e em homenagem aos seus santos. A cultura branca e eurocêntrica foi quem desvirtou a prática, para causar medo, terror e abominação e reforçar os preconceitos e discriminações contra os negros.

(....) Gosto de saber que já houve tanta solidariedade neste nosso país e que as pessoas se preocupavam muito umas com as outras, a ponto de fazerem um esforço pra alimentarem alguém, mesmo sem conhecerem o seu rosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário