sexta-feira, 3 de março de 2017

SOMOS SENHORES DO NOSSO TEMPO.
Por: Robson Caetano Jornalista, Profissional de educação Física, Palestrante.

O tempo né!! Tanta gente já escreveu sobre ele, e sempre sob o prisma de longevidade, afinal o que é o tempo?
Uma fração exata vivida a cada momento na imensidão deste universo, e há uma convenção que determina que temos um dia com 24 horas, e que tudo esta determinado pela quantidade de luz gerada pelo sol, e o  entendimento desta fração é que faz a diferença na nossa vida.

 O tempo nos cura de momentos dolorosos e distancia de episódios felizes, nos coloca mais próximos de outros tantos momentos felizes e aproxima a inevitável morte! Existe um tempo que você quer que passe logo, pois você quer ser adulto para ter os privilégios desta fase, no entanto existem tantas provações que queremos que ele corra ainda mais, para sairmos dos sufocos, que a vida nos impõe, e como escravos do senhor tempo não sabemos se devemos fazer previsões de longo prazo, ou apenas viver dia após dia, no entanto seja qual for a escolha viva o presente banhado no amor, distribua amor, seja amor, com tudo e todos.

 Já no tempo dos amantes existe uma expressão celebre:
Queria que o tempo parasse, pois naquele instante os amantes estão entrelaçados num momento de paixão, em que tudo parece perfeito, onde o tempo não importa, aliás nada mais importa, a não ser cuidar de quem você ama, e receber amor de volta, com a delicadeza de um cavalheiro, e a realeza de uma dama, onde o cortejo vai desde um simples beijo nos pés passando por uma noite de muitas risadas, carinho e amor até um café na cama...

O tempo dos anciãos que viveram com tanta velocidade que ao chegar na melhor idade tentam resgatar algo que ficou numa fração do passado, e com a expressão: "queria ter a experiência de hoje com minha juventude", o problema é que juventude é sinônimo de inconsequência, de liberdade e os que passam por essa prova de fogo, na adolescência desejando tudo ao mesmo tempo, desejando que o tempo passe rápido, não se dá conta do que querem, só quando chegamos na idade da experiência, aquela idade, que quando olhamos pra trás entendemos que o que nos resta é muito pouco, e entendemos que o que vale a pena mesmo é curtir nossas crias, e as crias de nossas crias.

 As vezes queremos tanto curar uma patologia clinica, emocional ou psicológica que nos perdemos no tempo, num coma, numa desilusão de amor, numa loucura, ou delírio mental. tem momentos em que tudo parece estar mais lento, outros muito acelerado, e o que fica dentro de uma razoabilidade começa a parecer careta demais pra muitos, principalmente na juventude.  

O tempo do prazer descoberto, e digo prazer no sentido mais amplo da palavra pois vai de uma simples jogada de bolinha de gude num triangulo cheio de outras bolinhas de gude, que te leva a vencer, enchendo sua latinha de gudes, a conquista do primeiro milhão, e certamente todos nos faremos 1 milhão em nossas vidas, agora como vamos investir esse milhão, e em que circunstancias vamos ter esse milhão é que determinará parte de nossa fortuna, pois não fazermos conta, do que a gente ganha ao longo da vida, ou se vamos ter de uma só vez. faço aqui uma analogia com um garoto da favela que quer crescer no mundo acadêmico, e um garoto que se quer crescer no mundo do crime, que também depende muito da avaliação de quem vive a situação, pois o que é ser normal, e nos mundos paralelos em que vivemos criamos nossas próprias convenções, que muita vezes não seguem as convenções mundiais; Bom voltando a analogia, um menino que quer crescer como pessoa culta e educada, vai colocando em sua conta bancaria ganhos que são de quantidade pequena, porem de fundamental importância para conquistar seu milhão a longo prazo, já o menino que esta no submundo coloca a mão no seu milhão rápido, e tem um tempo determinado não por Deus, e sim pelos homens para realizar essa conquista.

O milhão do qual estou falando é a VIDA,  vida que foi dada por nossos pecados, e não valorizamos tanto enquanto jovens, pois queremos conquistar o mundo, não a percebemos passar enquanto adultos por conta da correria, e o pior de tudo é que em um determinado momento nos pegamos pensando e avaliando o TEMPO, com sua equação que mistura pretérito, presente e futuro, e no final somos o resultado do que fomos, com  que somos e o que queremos ser sempre, isso nos guia rumo a sonhos que muitas vezes não serão possíveis, mas que só de sonhar já nos enchem de esperança para nossos herdeiros, e por essa razão devemos vigiar mais a própria existência, fazendo assim com que valha a pena nossa passagem escrevendo nosso livro do tempo, perseguindo o milhão, com tempo para viver com quem amamos, para receber o julgo correto do tempo, afinal, "tudo vai passar", tanto maus quanto bons momentos, porque NADA É ETERNO!!!!!

 Consegui numa fração do tempo congelar e eternizar uma marca, que outros podem fazer, mas que é a minha marca no tempo; 10 segundos, meu pote de ouro, meu milhão minha vida se transformou no memento que coloquei o tempo frisado neste instante, e quantas coisas você faz em 10 segundos, quantas bobagens, e muitas vezes esse tempo não te leva a vitória, mas te dá um status de ser perfeito como a gota, percorrer 10 metros por segundo na prova dos 100 metros. é eterno? não mas faz do mim senhor do meu tempo!!
#robsoncaetanomedalhistaolimpico #cuidandodepessoas

Um comentário:

  1. Robson, você falou do TEMPO de todas as maneiras possíveis e foi perfeito em suas colocações.
    Cada um de nós recebe por dia um presente de Deus que são as 24 hs. Cada qual usa esse tempo como deseja. Se for consciente de cada ação o amanhã será um futuro de paz interior devido a sensação do dever cumprido consigo mesmo e, consequentemente com o outro.
    Você usou, durante anos, suas 24hs para, literalmente correr atrás de um recorde. A reação à sua ação de dar o seu melhor foi a medalha, o título, o reconhecimento.
    O Tempo é uma dádiva que recebemos para evoluir como Espíritos que somos.
    Agradeçamos esse presente usando-o com Amor e Resposabilidade.
    Beijo

    ResponderExcluir